Uma sala de aula da escola rural Lo de Mejí

Quarta-feira, 06 de maio de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1253 vezes

Araruna se destaca entre as cidades brasileiras com projetos inovadores


Ouvir matéria

Uma sala de aula da escola rural Lo de Mejía II, em San Juan Sacatepéquez, na Guatemala, foi transformada em museu, onde os alunos são incentivados a aprender pela experimentação. Objetos que as crianças da comunidade dificilmente teriam acesso, como pedras preciosas, antiguidades, réplica do sistema solar e moedas antigas, são usados para despertar curiosidade e gosto pelo conhecimento.

 

A prática pontual, que chegou a ser premiada nacionalmente, mas dificilmente seria conhecida em outros países, é uma das mais de 600 experiências que estão no Mapa Coletivo da Educação Alternativa Reevo, lançado pela ONG Redes de Pares. Sua intenção é colocar em contato organizações, escolas e pessoas interessadas na transformação da educação. “O objetivo da ONG, cujo Reevo é o primeiro projeto, é reunir comunidades e coletivos de pessoas com interesses comuns e trabalhar em rede para construir conhecimento e formas de ação coletiva”, explicou o cineasta argentino German Doin, 26, líder do projeto.

 

A plataforma mostra experiências de educação formal e não formal, ensino superior e outros relacionados à educação, que podem ser buscados por enfoque alternativo, método pedagógico e tipo de gestão. O nível de informação disponível sobre cada iniciativa é diferente e como é um mapa colaborativo, as informações aparecem em diferentes línguas.

 

O trabalho provocativo de Doin em prol da educação alternativa começou antes da criação do mapa, a partir do filme independente “La Educación Prohibida”,  lançado em agosto de 2012 pela Internet, depois de três anos de produção. Para filmar a película, o argentino e outras pessoas que se juntaram a ele ao longo do processo visitaram 45 experiências de educação não convencionais em sete países da América Latina. A ideia era divulgar formas de educação transformadora e promover debate sobre o tema. E eles conseguiram.

 

O mapa é uma continuação dessa ideia. Lançado junto com o filme, o Reevo documenta experiências (as do filme e outras) e as divulga. A ideia é transformar o Reevo em uma rede social e virtual dedicada à educação alternativa. O próximo passo é combinar o mapa com uma enciclopédia colaborativa.

 

Doin não está sozinho na empreitada. Atualmente, quatro pessoas com formação em comunicação e redes colaborativas trabalham em tempo integral no projeto. E cerca de 20 ativistas voluntários de vários países da América Latina e do mundo hispânico contribuem visitando escolas e relatando iniciativas inovadoras, assim como Doin fez para filmar seu filme.

 

No Brasil

Essa prática, aliás, não é exclusiva do cineasta argentino. Pelo mundo, outros interessados em educação realizam roteiros para conhecer instituições de ensino não convencionais e compartilham essas informações em blogs, livros e filmes.

 

No Brasil, a Plataforma EducaRES, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, é uma ação do Governo Federal para apoiar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além da plataforma, duas matrizes de transversalização da Educação Ambiental e Comunicação Social, um plano integrado de avaliação e materiais pedagógicos fazem parte da Estratégia.

 

Em 2014, o Projeto Apiaba, já conhecido na Região Noroeste do Paraná por promover projetos com foco nas áreas de Educação e Meio Ambiente se destacou com o “Projeto Águas no Coração da Educação", que recebeu a homologação do Ministério do Meio Ambiente e passou a fazer parte da Plataforma EducaRES, onde é referência. O projeto de Educação Ambiental foi desenvolvido em 2013 em parceria com a Secretaria de Educação de Araruna.

 

Hoje, a organização se destaca uma vez mais sendo uma das duas únicas em todo o Estado do Paraná – e uma das poucas práticas brasileiras – a fazerem parte do Mapa Coletivo da Educação Alternativa Reevo. O “UFPR Litoral”, um projeto de expansão institucional de caráter inovador desenvolvido pela Universidade Estadual do Paraná é o outro representante paranaense na plataforma internacional.

Projeto Águas no Coração da Educação no Mapa Coletivo da Educação Alternativa Reevo Crédito: Reevo
Legenda: Projeto ?guas no Cora??o da Educa??o no Mapa Coletivo da Educa??o Alternativa Reevo

 Galeria de Fotos

 Veja Também