Educação e Cultura promovem eventos na Semana da Pátria; veja a programação.

Sábado, 02 de setembro de 2017

Última Modificação: 20/12/2020 12:40:13 | Visualizada 461 vezes


Ouvir matéria

Educação e Cultura promovem eventos na Semana da Pátria; veja a programação.

 

Ocorreu nesta sexta-feira e sábado, 01 e 02 respectivamente, em frente a Casa da Cultura de Araruna (PR) o primeiro e o segundo de uma série de encontros em comemoração a Semana da Pátria no município. Organizados pela Prefeitura Municipal, por meio de uma parceira entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Diretoria de Cultura e Turismo, os encontros tem como finalidade trazer ao cotidiano dos municípios a memória da independência do Brasil, datada de 07 de setembro de 1822.

 

Neste primeiro encontro, participaram além de munícipes, alunos da Escola Natividade de Nossa Senhora, Escola Renascer (APAE) e Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe. Na ocasião, houve o hasteamento das bandeiras pelo Prefeito, Leandro César de Oliveira (a de Araruna), pela diretora da Escola Natividade, Irmã Juliana Zamulak (a do Brasil) e pela Diretora do CMEI Pequeno Príncipe, Sandra da Silva (a do Paraná), sob as vozes dos presentes entoando os respectivos hinos oficiais. Além disto, os alunos da Escola Natividade, formaram um coral, para cantar o hino da Campanha da Fraternidade 2017 e a poesia "A minha pátria", foi declamada pela aluna Josiane Mouro, da Escola Renascer (APAE).  Estiveram presentes no evento, além do Prefeito Leandro Cesar de Oliveira (PPS) e da primeira dama Joselene Romualdo Gomes, e dos demais citados, o Presidente da Câmara dos Vereadores, Davi Fávaro (PDT), o vereador Reinaldo José da Silva (PSC), funcionários do poder executivo, legislativo, a Secretária  Municipal de Educação, professora Roseli de Souza Martins, a Diretora de Cultura e Turismo, professora Maura Ferreira dos Santos.

 

No segundo encontro, acolhidas as autoridades presentes, realizou-se o hasteamento das bandeiras sob a entoação dos hinos nacional e do município; estiveram presentes, a saber: representando a Associação Comercial e Industrial de Araruna (ACIA), senhores Rafael Rosolem e Paulo Henrique Toaldo e o poder legislativo, os vereadores Wagner Malaco (PR), Toninho Ramalho (PPS) e Davi Fávaro (PDT). 

 

As comemorações se estenderão até o próximo dia 07, com um evento especial no Ginásio de Esportes Zé 14. Confira a programação para os próximos dias:

- Local: segunda-feira a quarta-feira, em frente a Casa da Cultura; quinta-feira, no Ginásio de Esportes Zé 14.

03.09.17 (domingo): a partir das 7h30min, com hasteamento das bandeiras sob os cuidados do grupo Melhor Idade e comunidade em geral.

04.09.17 (segunda-feira): a partir das 9h00min, com hasteamento das bandeiras e apresentação da banda musical da 15a Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, sob os cuidados da SME e Diretoria de Cultura e Turismo.

05.09.17 (terça-feira): a partir das 8h00min, com hasteamento das bandeiras e apresentação do jogral "A Pátria Amada", sob os cuidados da EM Professor Mário Miguez de Mello Filho, CE Princesa Isabel.

06.09.17 (quarta-feira): a partir das das 8h00min, com hasteamento das bandeiras e apresentações, sob os cuidados da EM Professora Abgail de Oliveira Guimarães, CE 29 de Novembro, CMEI Jardim Sorriso e Projeto Edificar. 

07.09.17 (quinta-feira): a partir das 8h30min, sob os cuidados da SME e da Diretoria de Cultura e Turismo, várias apresentações culturais e cívicas. 

 

Independência do Brasil: momento histórico. 

Diversos momentos históricos antecederam a independência do Brasil, em 1822, desde o dito "descobrimento" pelos portugueses em 1500. Dentre estes, se destacam a vinda da Família Real Portuguesa, em 1808, que até a independência, mesmo voltando a Portugal, detinham poder político na então colônia. Segundo a Diretora de Cultura e Turismo, professora Maura Ferreira dos Santos, o atual cenário político brasileiro " é um oportuno momento para relembrarmos o amor por nossa pátria". O Prefeito Leandro, representante máximo da governabilidade municipal, reafirmou que "estimular o sentimento de nação em nossos munícipes é fomentar a importância da cidadania". 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME). 

 Galeria de Fotos

 Veja Também