Câmara economiza e Prefeitura investe em transporte escolar; saiba mais.

Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Última Modificação: 29/09/2017 11:45:47 | Visualizada 1601 vezes


Ouvir matéria

Estarão expostos nesta sexta, 22, e durante o final de semana, em frente a Casa da Cultura de Araruna,quatro ônibus escolares, adquiridos com recursos da devolução de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) da Câmara de Vereadores em favor da Prefeitura Municipal de Araruna. A entrega dos valores já havia acontecido há cerca de um mês, em ato que contou com a presença do Prefeito, Leandro César de Oliveira (PPS), do vice-prefeito Dr. Romildo Joaquim Souza (PMDB), do presidente da Câmara de Vereadores, Davi Fávaro (PTB), da Secretária Municipal de Educação, professora Roseli de Souza Martins, dos vereadores Antonio Camilo Ramalho Sobrinho (PPS), Antonio Preto de Oliveira (PPS), Claudio Adão Lima (DEM), José Carlos Caetano (PTB), Reinaldo José da Silva (PSC), Rene Vieira Duarte (PPS), Valdecir Ribeiro e Wagner Malaco (PR), além de outras autoridades e munícipes. 

 

Os ônibus recentemente adquiridos foram equipados com cinto de segurança e identificação de transporte escolar, com faixas horizontais. A SME estima que até quarta-feira da semana que vem estarão em circulação, já que alguns procedimentos internos ainda necessitam ser feitos. 

 

A atual frota da Secretaria Municipal de Educação é composta por dezesseis (16) veículos, sendo destes treze (13) veículos de transporte escolar (11 ônibus, 01 kombi, 01 van) e dois (02) carros e 01 van, para as atividades de locomoção de servidores a serviço da SME. Com esta aquisição, a frota passa a contar com vinte (20) veículos. "Em recente levantamento de dados para prestação de contas, contabilizamos um gasto semestral aproximado de R$ 136.569.71 mil reais em manutenção mecânica, elétrica, serviços de funilaria, alinhamento e balanceamento da frota; com estas aquisições esperamos reduzir este montante", afirmou a Secretária Roseli.  

 

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Davi Fávaro afirmou, em nome dos vereadores que "as economias necessárias, no que diz respeito a material de consumo, água, luz, serviços e diárias foram feitas dia a dia, com essa economia conseguimos  garantir maior segurança aos alunos transportados pela Prefeitura". O Prefeito, Leandro César de Oliveira destacou ainda que "será feita uma revisão mecânica dos ônibus mais antigos e avaliaremos o custo benefício dos mesmos, para possivelmente realizar um leilão para venda dos que são inservíveis para o município". 

 

De acordo com a SME, a readequação das rotas do transporte escolar, serão feitas de acordo com a necessidade de cada linha, para assim atender com maior segurança os alunos passageiros.

 

Recursos para o transporte escolar

 

O município de Araruna, transporta diariamente, em média 1.273 alunos, tanto das unidades educacionais públicas estaduais quanto das municipais, da zona rural e da zona urbana. Para este fim,  o  município recebe recursos do estado e da união, mas complementa com fundos próprios o financiamento do transporte escolar. "Recebemos um valor por alunos transportados, complementamos com recursos próprios e, deste modo, garantimos a rodagem dos veículos diariamente", afirmou Roseli. O município não só recebe os recursos, mas precisa prestar contas sobre o correto investimento deles. Para este fim, como órgão de controle e prestação de contas a nível estadual, existe o Comitê Municipal de Transporte Escolar, criado pela Lei Municipal 1.789/2014 e cuja nomeação da diretoria atual se deu pelo Decreto 1.233/2016.  

 

Investimento maciço em segurança no transporte escolar

 

Com a chegada destes ônibus, ficam somados cinco (05) veículos adquiridos somente no ano de 2017, para o transporte escolar de Araruna. "No início do ano compramos uma van, para sanar emergencialmente as necessidades do transporte. Agora, com a visível sensibilidade e união dos vereadores, conseguimos fazer mais", finaliza Roseli.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME). 

 Galeria de Fotos

 Veja Também