Mobilização Social: Araruna promove fórum para debater sustentabilidade

Segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Última Modificação: 29/09/2017 11:43:13 | Visualizada 1155 vezes


Ouvir matéria

Na última semana, o Instituto Projeto Apiaba - INPA e a Prefeitura de Araruna promoveram o I Fórum de Mobilização Social e Desenvolvimento Sustentável de Araruna no Auditório da Casa da Cultura.

O evento teve como meta facilitar o debate de questões voltadas à mobilização social, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social – temas de destaque e importância singulares na sociedade contemporânea e imprescindíveis para quem quer estar sempre atualizado.

A abertura do Fórum contou com quatro apresentações culturais da equipe da Casa da Cultura de Araruna com o Coral Infantil em sua primeira apresentação oficial ao público e os grupos de dança infantil baiana e criativa.

O Prefeito de Araruna, Leandro Cesar de Oliveira ressaltou em seu discurso de boas-vindas: “Assinamos em março deste ano o Termo de Adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em nome do povo de Araruna, recebemos o Certificado da Organização das Nações Unidas, um documento que representa o interesse e a responsabilidade desta gestão em crescer e promover o desenvolvimento desta cidade dentro dos conceitos da sustentabilidade”. O Prefeito fez uma breve prestação de contas sobre o trabalho de sua gestão no âmbito dos ODS e finalizou “A própria realização deste Fórum atende ao comprometimento que firmamos com a ONU, por meio das 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Dando prosseguimento ao evento, os participantes puderam prestigiar duas palestras: a primeira com o Prof. Dr. Rafael Zampar, Biólogo e Supervisor de Projetos de Extensão da Faculdade Integrado de Campo Mourão abordou “A Importância dos Projetos de Extensão para a Formação de Bons Profissionais”; e a segunda, com a Prof.ª Me. Renata Cristina de Souza Chatalov, Engenheira Ambiental e Professora do Curso Superior de Gestão Pública do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) abordou questões sobre a “Responsabilidade Social nos Setores Público e Privado”.

Ao final do evento, o Diretor do Instituto Projeto Apiaba - INPA e idealizador do Fórum, Jhony de Oliveira Lima, fez uma breve fala agradecendo a todos que participaram e auxiliaram na organização, apontando ainda a importância da participação da sociedade em eventos públicos.

A realização do I Fórum de Mobilização Social e Desenvolvimento Sustentável de Araruna faz parte do comprometimento que o Instituto Projeto Apiaba - INPA firmou com a Prefeitura de Araruna no sentido de promover a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino – que serão certificados por sua participação –, bem como atender por meio da extensão a sociedade ararunense.

 

Mas afinal, o que é um Fórum?

Diferentemente dos demais eventos, o fórum pode ser definido como um tipo de reunião com o objetivo de conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado. Está tornando-se uma forma bastante comum, principalmente pela necessidade crescente de sensibilizar-se a opinião pública para certos problemas sociais. Usualmente, são eventos mais abrangentes que tratam de assuntos gerais de setores e industriais ou temas de interesse social ou político.

O I Fórum de Mobilização Social e Desenvolvimento Sustentável  de Araruna é uma iniciativa do Instituto Projeto Apiaba - INPA e Prefeitura de Araruna e contou com o apoio do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar); Faculdade Integrado de Campo Mourão; Rotary Club de Araruna; Rotaract Club de Araruna; Interact Club de Araruna; Rádio Cidade FM Araruna; Secretaria Municipal de Educação; Diretoria Municipal de Cultura e Turismo; Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar; Depille - Centro de Estética e Orquidário da Catiani.

 

Fonte:

 

Fonte: Instituto Projeto Apiaba - INPA

 Galeria de Fotos

 Veja Também