Alunos do Distrito de São Vicente palestram sobre prevenção ao suicídio para acadêmicos da Faculdade Unicampo

Quinta-feira, 05 de outubro de 2017

Última Modificação: 21/11/2017 18:54:00 | Visualizada 1238 vezes


Ouvir matéria

Na última quarta-feira (04), alunos do Colégio Estadual do Campo Joana D’Arc de Araruna ministraram aos acadêmicos do Curso Superior de Psicologia da Faculdade Unicampo de Campo Mourão uma palestra sobre prevenção ao suicídio em alusão à Campanha do Setembro Amarelo.

 

A palestra é parte integrante do “Projeto Setembro Amarelo: Pela Valorização da Vida”, uma iniciativa da aluna Silvia Gabrielly Souza Freitas de 17 anos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental II que com o apoio dos membros do Grêmio Estudantil  e da Assistente Social, Leide Daiana Furlanetto e da Psicóloga Sirlene Souza do Centro de Referência em Assistência Social de Araruna (CRAS) se propuseram a discutir o tema de maneira ampliada: dentro e fora da comunidade escolar, buscando fomentar as discussões sobre o suicídio como forma de prevenção, sensibilização da população e direcionamento da sociedade para este assunto de grande relevância que é visto até hoje como um tabu.

 

“Procurei saber mais do que era a Campanha Setembro Amarelo, pois até então eu conhecia só o básico. Foi então que eu planejei tudo em minha cabeça! Sempre soube o que eu queria: queria que aquilo pudesse tocar as pessoas fazendo com que elas pudessem direcionar sua visão para o assunto; queria tocar tanto pessoas que passaram como as que passam por esta situação, mas principalmente as pessoas que veem aquilo e de certa forma não sabem lidar, principalmente aquelas que julgam, pois acredito que o que gera julgamento é a falta de informação, então eu queria levar informação às pessoas.”, explica a estudante e idealizadora, Silvia Gabrielly Souza Freitas.

 

O projeto audacioso é composto por um teatro, palestra com conceitos básicos, dados estatísticos e maneiras prévias de intervenções no sentido de prevenir o suicídio, apresentação cultural de música, concurso de redação e elaboração de cartazes. As três primeiras atividades foram levadas para além das fronteiras municipais, sendo o foco da atividade realizada na faculdade mourãoense – onde instigou reações fervorosas e simpáticas à causa e à equipe envolvida tanto por parte dos acadêmicos como dos professores da instituição.

 

Nos próximos dias, para encerrar as propostas do projeto, haverá ainda a promoção de uma palestra a ser ministrada pelos acadêmicos do Curso Superior de Psicologia da Faculdade Integrado de Campo Mourão aos alunos do colégio estadual, além da premiação do concurso de redações, cujos brindes foram doados pelos empresários anônimos que encabeçam o Projeto Padrinhos Mágicos, uma iniciativa do Instituto Projeto Apiaba - INPA.

 

Segundo a equipe técnica do CRAS, é importante ressaltar que esse trabalho configura-se como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, sendo realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

 

A iniciativa conta com o apoio da Diretoria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto Projeto Apiaba - INPA, Faculdade Integrado de Campo Mourão e Faculdade Unicampo de Campo Mourão.

Fonte: Instituto Projeto Apiaba - INPA

Alunos do Distrito de São Vicente palestram sobre prevenção ao suicídio para acadêmicos da Faculdade Unicampo Crédito: Instituto Projeto Apiaba - INPA
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também