Mostra de Projetos é marcada pela pluralidade das apresentações

Segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Última Modificação: 28/11/2017 18:24:49 | Visualizada 615 vezes


Ouvir matéria

Na última quarta-feira, 22, foi realizada no Auditório da Casa da Cultura de Araruna a terceira edição da mostra de projetos do município, que neste ano focou em iniciativas de Responsabilidade Social.

 

A III Mostra de Projetos de Araruna tem como meta dar visibilidade e reconhecimento às iniciativas sociais que contribuem para o desenvolvimento do município e proporcionar um momento de interação e troca de experiências entre os participantes e a sociedade e é parte essencial do compromisso assumido pelas instituições promotoras com a Organização das Nações Unidas (ONU), em prol da implementação de ações que ajudam no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no município.

 

APRESENTAÇÕES

 

Sem sombra de dúvidas o que mais chamou a atenção no evento foi a pluralidade das apresentações, pois apesar de todas as iniciativas buscarem promover uma sociedade mais justa e solidária, informar e ressaltar a importância da educação, cultura, meio ambiente, saúde e assistência social em todo esse processo, cada uma teve suas peculiaridades e emocionou os presentes.

 

Iniciando as apresentações, a equipe do Grêmio Estudantil do Col. Est. do Campo Joana D’Arc ao lado da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) falaram sobre a importância de a sociedade dar atenção aos casos de doenças mentais em crianças e adolescentes – fazendo alusão aos casos de bullying que persistem em acontecer nas escolas em todo o mundo.

 

As crianças do 5º ano da Esc. Mun. Vicente Mendes de Oliveira do Distrito de São Vicente representaram a unidade educacional apresentando um relato sobre o Projeto Poste Arte, desenvolvido pelo Instituto Projeto Apiaba - INPA com a turma.

 

Do Distrito de São Geraldo, alunos do 4º e 5º anos apresentaram uma dança teatral encenando de forma contemporânea o clássico conto infantil “Chapeuzinho Vermelho”.

 

O Projeto Edificar trouxe representantes da oficina de Karatê para representar o trabalho da instituição no evento – uma vez que esta é uma entre as diversas oficinas ofertadas em contraturno escolar às crianças e adolescentes ararunenses.

 

A capoeira foi o foco da apresentação das crianças que representaram a Esc. Mun. Prof.ª Abgail de Oliveira Guimarães, que formaram um círculo no palco do auditório e deram um show recordando ainda o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11).

 

Em seguida, dando continuidade ao evento, a empreendedora rural, Catiani de Oliveira Mozoli trouxe um relato pessoal sobre o processo de sucessão rural – onde uma nova geração de certa família dá continuidade às atividades econômicas no meio rural.

 

A Otimiza Empresa Junior da UNESPAR - Campus Campo Mourão apresentou o Projeto Cultivar, por meio do qual hortas e jardins suspensos foram implantados nos Centros Municipais de Educação Infantil de Araruna (creches), por meio de parceria com a Prefeitura de Araruna, diversas secretarias e o Instituto Projeto Apiaba - INPA.

 

Encerrando o evento, a Casa da Cultura trouxe apresentações de Dança Criativa, Dança Baiana e Stree Dance representadas pelos alunos do Prof. Wagner Costa, sendo estas apenas algumas das opções de oficinas ofertadas à comunidade.

 

FORMATURA

 

Ainda durante a mostra, as crianças das escolas rurais municipais receberam das autoridades presentes o certificado de participação no Projeto Poste Arte das mãos de diversas autoridades do executivo municipal.

 

A Primeira Dama, Joselene Gomes destacou em sua fala de boas-vindas a importância da promoção e incentivo de projetos que busquem fazer de Araruna um lugar melhor para todos e lembrou que sempre que possível busca acompanhar os projetos de perto como fez no Cultivar e Setembro Amarelo, por exemplo.

 

O evento, promovido pela Prefeitura de Araruna e Instituto Projeto Apiaba - INPA, contou com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Diretoria de Cultura, Secretaria de Assistência Social e Rádio Cidade FM.

 

Todas as fotos do evento estão disponíveis aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social; Instituto Projeto Apiaba - INPA

 Galeria de Fotos

 Veja Também