Prefeitura esclarece dúvidas sobre a taxa de lixo

Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Última Modificação: 06/03/2018 10:16:34 | Visualizada 1130 vezes


Ouvir matéria

A Taxa de Coleta de Lixo é um serviço essencial para a população e exige uma gestão complexa. O Município de Araruna recolhe por ano cerca de 2200 toneladas de resíduos, na cidade inteira, inclusive na zona rural.

 

Além de coletar é preciso tratar e armazenar esses resíduos de maneira adequada, sob pena de danos ao meio ambiente. Todos os resíduos sólidos gerados em Araruna são enviados à área de transbordo e de lá até um aterro sanitário gerido por uma empresa contratada por meio de licitação para o serviço de destinação final dos resíduos.

 

Como todo serviço, a coleta tem um custo de cerca de R$ 75.000,00 por mês. A arrecadação anterior ao reajuste da taxa – que aconteceu no começo deste ano –  girava em torno de R$ 25.000,00. Ou seja, a conta não batia e a Prefeitura tinha que suprir este serviço utilizando-se de recursos de fontes livres (não vinculadas a nenhum setor/programa/etc) para custear a coleta, deixando, portanto, de investir em outras áreas.

 

A Taxa de Coleta de Lixo em Araruna possui faixas de consumo baseadas na tarifa social de água e é autorizada conforme a Lei Nº 1.967/2017, que alterou a Lei Nº 1.224/2005, sendo que tal cobrança é feita em conjunto com a conta de água da Sanepar e dividida em 12 parcelas mensais. Ainda de acordo com a Lei, o pagamento da “Taxa de Coleta de Lixo” é obrigatório.

 

Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Cidade FM em 26 de janeiro de 2018, o Prefeito Leandro Cesar de Oliveira esclareceu diversas dúvidas enviadas pelos cidadãos acerca do tema. A entrevista foi transmitida ao vivo pela internet e está disponível na fan page oficial da Prefeitura de Araruna. Para acessar, clique aqui 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Araruna

 Galeria de Fotos

 Veja Também