Palestra sobre Distrofia Muscular é realizada em Araruna

Terça-feira, 21 de agosto de 2018

Última Modificação: 27/08/2018 14:04:41 | Visualizada 700 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na última quinta-feira, 16, uma palestra sobre Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) no Auditório da Casa da Cultura.

 

Segundo a Coordenadora Pedagógica, Sueli Almeida Tabachini, a palestra foi oferecida aos profissionais que atuam nas salas de recursos, classe especial e, ainda aos diretores e pedagogos das unidades educacionais municipais.

 

A palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta Rafael Iaghor em caráter voluntário como parte de uma mobilização que ele faz em cidades do Estado do Paraná.

 

DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE (DMD)

 

A DMD é uma doença genética ligada ao cromossomo X causada por um defeito no gene da distrofia, a proteína responsável por estabilizar a membrana na célula muscular (sarcolema) e é caracterizada pela perda completa da distrofia, sendo a doença muscular mais comum na infânia, atingindo 1 a cada 3.800-6.300 meninos.

 

A doença está relacionada com a manutenção da integridade do sarcolema durante ciclos de contração e relaxamento muscular. A ausência de distrofia aumenta o influxo de cálcio, o que causa a degeneraçaõ e morte da fibra muscular, com períodos de regeneração e degeneração celular ao longo do curso da doença.

 

Por ser progressiva a Distrofia Muscular de Duchenne leva a perda muscular, evoluindo para a necessidade de ventilação assistida e óvito por complicações respiratórias ou falência cardíaca ao redor da segunda a quarta década da vida.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Araruna

 Galeria de Fotos

 Veja Também