Equipe diretiva e pedagógica das unidades educacionais iniciam discussão sobre a referencial curricular municipal

Terça-feira, 17 de setembro de 2019

Última Modificação: 25/10/2019 08:54:06 | Visualizada 2171 vezes


Ouvir matéria

Na tarde desta terça-feira, 17, representantes das equipes diretiva e pedagógica das oito (08) unidades educacionais públicas municipais estiveram presentes em um encontro de formação e discussão sobre a REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ARARUNA. 

 

Segundo a Secretária Municipal de Educação, professora Roseli de Souza Martins, trata-se do primeiro de vários encontros entre os membros do quadro próprio do magistério que visa discutir parâmetros a serem ensinados na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental no município. "A rede municipal de educação é jurisdicionada pelo sistema estadual de ensino, que já possui um referencial curricular. Agora, a partir de um documento base, cabe ao município elaborar sua própria matriz curricular e é o que estamos fazendo", afirma Roseli.  


A concepção teórica e a redação do documento está sendo orientada e supervisionada pela mestre Geciane Soares do Nascimento. O documento municipal deverá entrar em vigor a partir de 2020, servindo de base para elaboração dos PLANOS DE TRABALHO DOCENTE (PTD), executados em salas de aulas.

 

REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ARARUNA está sendo feita com base no REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES (2018), que por sua vez foi elaborado a partir BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018). A equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que a construção coletiva deste documento é um avanço para a educação pública municipal, uma vez que se trata de um norte pedagógico curricular a ser seguido em sala de aula, com impacto direito no processo de ensino e aprendizagem.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME); atualizada em 25.10.2019.

 Galeria de Fotos

 Veja Também