Sexta-feira, 29 de agosto de 2014
Última Modificação: // | Visualizada 3928 vezes
A valorização histórico-cultural da cidade, a sensibilização sobre meio ambiente e sustentabilidade e a relevância das novas gerações são as bases dos novos projetos
Ouvir matéria
Planejados pela equipe do Projeto Apiaba ainda em 2013, os projetos “Aquarela” e “Sustentabilidade Genial” têm por objetivo proporcionar aos alunos da Rede Municipal de Educação concursos de desenho temático sobre a história da cidade e de produção de brinquedos ecológicos com material reciclado/reutilizado - dentro ou fora de sala de aula -, de acordo com o método que for aplicado pelas professoras seguindo um regulamento básico.
Assim como os demais projetos já desenvolvidos pelo Projeto Apiaba, o Aquarela busca cooperar para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM’s) propostos em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais. No Brasil os ODM’s são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo e devem ser atingidos por todos os países até 2015. O Aquarela enfatiza principalmente dois ODM’s: o ODM 2 - Educação Básica de Qualidade para Todos; e o ODM 8 - Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento. O projeto é, de forma sucinta, um concurso de desenhos temáticos voltados ao contexto histórico do município, no qual se busca desenvolver a imaginação, autoestima, criatividade, inovação, motivação nas crianças e incentivar o interesse delas sobre a história da cidade onde vive. O projeto visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do resgate histórico-cultural de Araruna.
O Sustentabilidade Genial também tem como objetivo cooperar para que o Paraná alcance os ODM’s e enfatiza principalmente três ODM’s: o ODM 2 - Educação Básica de Qualidade para Todos; o ODM 7 - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente; e o ODM 8 - Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento. O projeto também é baseado em um concurso, neste caso, de produção de brinquedos ecologicamente corretos, possibilitando ao professor que trabalhe a Educação Ambiental em sala de aula através do lúdico e incentive a participação da família no processo de elaboração e construção dos brinquedos ecológicos. Uma meta do projeto é sensibilizar a comunidade quanto à importância da coleta seletiva.
“Como uma forma de valorizar o trabalho e empenho dos alunos, os dois projetos vão premiar os cinco primeiros colocados: os cincos receberão um troféu cada um e os três primeiros terão uma premiação especial. No Aquarela os melhores desenhos feitos pelos alunos serão premiados com uma bicicleta, uma câmera fotográfica e um kit escolar e o mais importante: o desenho do primeiro colocado será adequado e ampliado para se tornar a nova fachada da Biblioteca Cidadã de Araruna. Já no Sustentabilidade Genial, os melhores brinquedos serão premiados com um smartphone, uma impressora e um kit escolar, e todos os brinquedos serão doados para crianças carentes em uma Ação Solidária no Natal!”, disse Jhony de Oliveira Lima, Coordenador-geral do Projeto Apiaba.
A Coordenadora Educacional Municipal dos Anos Iniciais, Adriana Julieta Basílio Marçal Zanoni foi a responsável pela apresentação dos projetos para as professoras, diretoras e equipe pedagógica durante a II Semana Pedagógica 2014, como é possível ver na imagem. “O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.”, completou.
As páginas sociais do Projeto Apiaba e da Diretoria Municipal de Educação de Araruna no Facebook concentram maiores informações e podem ser usadas como um meio para sanar dúvidas e conhecer melhor os projetos.
A Câmara de Vereadores de Araruna, a MAQMÓVEIS de Campo Mourão, o Site Falando de Araruna, o SESI Indústria e Sociedade de Maringá, a Diretoria de Esportes e Lazer, Secretaria de Saúde, Divisão de Ação Social e a Divisão de Difusão Cultural de Araruna são os atuais patrocinadores e apoiadores dos projetos.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Araruna