Educação Ambiental

Exposição de caráter ambiental

Quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Última Modificação: 15/11/2015 19:51:35 | Visualizada 1050 vezes


Ouvir matéria

Promovida na tarde da última terça-feira (18), na Escola Rural Municipal João Pessoa, no Distrito de São Geraldo, a Eco Expo – uma exposição de caráter ambiental voltada à sensibilização da comunidade local quanto à preservação do meio ambiente –, possibilitou a troca de conhecimentos entre alunos de três escolas municipais ararunenses e visitantes.

 

A exposição é fruto do trabalho que vem sendo realizado na escola pelos alunos, educadoras e comunidade local nos últimos meses durante as atividades do Projeto Eco, desenvolvido pelo Projeto Apiaba em parceria com a Secretaria de Educação de Araruna.

 

Os diversos trabalhos que puderam ser vistos durante a exposição tiveram como temas norteadores os “Recursos Naturais e a Poluição” e a “Fauna e a Flora”. De acordo com a faixa etária dos alunos as educadoras tiveram a liberdade de trabalhar da melhor forma possível os temas e elaborar o material que seria exposto na Eco Expo. Foram confeccionados diversos painéis; cartazes; maquetes; brinquedos com material reciclado e reutilizado; objetos decorativos; bolsas; sacolas; miniaturas de casas, automóveis e tratores; paródia de música e doação mudas de árvores aos visitantes.

 

“Todos, sem exceção, se superaram preparando nossa exposição. Eu tinha certeza que seria um momento maravilhoso, mas minhas crianças e educadoras surpreenderam a todos”, diz Jhony de Oliveira Lima, Coordenador-geral do Projeto Apiaba.

 

Geraldo Leão, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Técnicas em Meio Ambiente do Estado do Paraná (SINDITTEMA-PR), comenta que o que mais chamou sua atenção durante o evento foi a integração entre os docentes e comunidade escolar.

 

Além da comunidade local e dos alunos do 5º ano das escolas municipais urbanas, estiveram entre os visitantes da exposição os intercambistas do Projeto Gira Mundo, Akira de La Rosa (da Colômbia) e Tomasz Raczka (da Polônia); o Presidente do SINDITTEMA-PR, Geraldo Leão e o Tesoureiro do sindicato, Luis Ernani (ambos de Londrina); a Miss Araruna 2014, Lucimara de Lima e o Tecnólogo em Meio Ambiente, Bruno Milan, da Prefeitura de Moreira Sales.

 

Durante a exposição, houve ainda duas homenagens aos presentes: a Miss Araruna 2014, Lucimara de Lima foi homenagem pelos amigos e pelas crianças da escola, por sua participação no Miss Paraná 2015, ficando entre as dez mulheres mais belas do estado. Outro homenageado pela escola foi o Coordenador-geral do Projeto Apiaba, Jhony de Oliveira Lima, que fazia aniversário na ocasião do evento.

 

As fotos e vídeos do trabalho desenvolvido no Projeto Eco e da Eco Expo, podem ser conferidas clicando aqui.

Exposição de caráter ambiental Crédito: Luis Ernani
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também