Saúde da família rural promove atividades no Outubro Rosa; saiba mais.

Sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Última Modificação: 05/12/2018 10:11:06 | Visualizada 879 vezes


Ouvir matéria

As equipes das unidades básicas de saúde da zona rural, que juntas executam a estratégia da saúde da família rural de Araruna, promoveram ao longo dos últimos dias 24.10, 25.10 e 26.10 diversas atividades referentes ao Outubro Rosa.

 

De acordo com o secretário de saúde, Gustavo França as atividades “compreendem a realização de testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, AIDS e hepatites, além de coleta de preventivos, pedidos de mamografias e palestras de formação para a população”.

 

As unidades básicas de saúde da zona rural localizam-se nas comunidades de São Geraldo, São Vicente e Nova Brasília. Os exames foram feitos nos períodos matutinos de cada um dos dias, sendo em seguida servido um café da manhã com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social. Nos períodos vespertinos, em cada uma das três unidades foram realizadas duas palestras, pelo Dr. Guilherme Henrique Martins (médico) e a Dr. Ariane Preciso (dentista), com os temas: “Saúde da mulher: prevenção e promoção de saúde” e “Saúde bucal”, respectivamente, seguidos de café da tarde. As atividades foram organizadas pela equipe de ESF rural, liderada pelo enfermeiro Adalton Pedroso.

 

No total foram realizados 85 testes rápidos, 73 coletas de amostras para exame citopatológico de colo de útero e 30 pedidos de mamografia de triagem. 

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.

São Vicente Crédito: Equipe
Legenda: S?o Vicente

 Galeria de Fotos

 Veja Também