Sa?de

Secretaria de Sa?de promove campanha contra a Poliomielite e Sarampo

Terça-feira, 04 de novembro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1451 vezes

Mobilização Nacional acontece entre 8 e 22 de novembro, em todo o Brasil


Ouvir matéria

No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) ou de países não endêmicos (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Siria, Etiopia, Kenia).

 

No ano de 2014, até o dia 03 de setembro, foram registrados 149 casos da doença, sendo 131 nos países endêmicos (117 no Paquistão, 06 na Nigéria e 08 no Afeganistão) e 18 nos países não endêmicos.

 

Destaca-se que no Brasil, desde 1990, não são registrados casos de poliomielite e em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovirus selvagem do seu território, juntamente com os demais países das Américas.

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo, terá inicio no próximo sábado (08) e seguirá até o dia 28 deste mês. O objetivo da campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

 

A população alvo da campanha contra a Polio são as crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias). Para a campanha de seguimento contra o Sarampo são as crianças de faixa etária de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias.

 

O Município de Araruna tem como meta a vacinação de cerca de 677 crianças. Para que essa meta seja cumprida a participação da população é fundamental. As equipes da Saúde solicitam que as famílias procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência com a carteirinha de vacinação da criança nos seguintes horários: das 8:00hrs às 11:00hrs e das 13:00hrs às 17:00hrs.

 

No primeiro dia da campanha, próximo sábado (08), haverá vacinação nos seguintes pontos: Mini Posto de Saúde de São Geraldo, Posto de Saúde de São Vicente, Mini Posto de Saúde Beija Flor, Centro Municipal de Saúde de Araruna (Posto 24 Horas); Centro de Saúde de Araruna – Laboratório e no Distrito de Nova Brasília.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Araruna

 Galeria de Fotos

 Veja Também