Educa??o, Cultura, A??o Social e Meio Ambiente

Apiaba: projeto social ? o ?nico representante do segmento em todo o Paran? a receber homologa??o do Minist?rio do Meio Ambiente

Terça-feira, 11 de novembro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1266 vezes

Em todo o país, apenas 35 projetos do terceiro setor receberam a certificação do MMA


Ouvir matéria

O Projeto Apiaba é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, caracterizada por uma associação de pessoas que desenvolve projetos nas áreas de Meio Ambiente, Educação, Cultura e Ação Social em Araruna.

 

Criado em 2008 em um colégio estadual do município pelo Professor Julio Cesar da Silva, o atual “Projeto Apiaba” nasceu como um Programa de Iniciação Científica Júnior que buscava capacitar o estudante do ensino médio para a jornada acadêmica do ensino superior.

 

Apenas no final de 2009, quando já haviam sido realizados dois projetos de iniciação científica júnior pela equipe, foi que o projeto recebeu o nome, lema e brasão usados até hoje. Nessa época o projeto já havia sido premiado duas vezes em competições na UTFPR de Campo Mourão e participado de diversos eventos científicos em outras universidades da região. A equipe do projeto também já havia sido selecionada por duas vezes para participar da maior feira de ciência e engenharia do Brasil: a FEBRACE.

 

Por conta do afastamento da então equipe que coordenava os trabalhos do Apiaba no ano de 2010, devido à busca por uma melhor formação acadêmica dos membros, a entidade perdeu força por alguns anos, voltando a atuar somente em 2013, já com atividades voltadas ao âmbito social e pedagógico.

 

Desde então, cinco projetos e diversas ações já foram e estão sendo promovidas em parceria com a Prefeitura do Município de Araruna através da Diretoria Municipal de Educação de Araruna com apoio de diversas entidades, empresas e cidadãos de Araruna e região.

 

O primeiro projeto promovido na parceria: o "Projeto Águas no Coração da Educação" recebeu atualmente uma importante certificação dada pelo Ministério do Meio Ambiente. O atual Coordenador-geral do Projeto Apiaba, Jhony de Oliveira Lima, inscreveu a prática de Educação Ambiental na Seleção EducaRES de Práticas de Referência em Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos, promovida pelo MMA. A seleção avalia e elenca projetos da sociedade civil, iniciativa privada e poder público, com destaque para práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social focadas em públicos e processos educativos não formais – fora da escola.

 

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (10), pelo MMA. As práticas selecionadas pelo ministério são reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES”, e são inseridas com destaque especial na plataforma virtual Educares, além de  serem recomendadas e disponibilizadas pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC/MMA), como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos presenciais e/ou à distância produzidos pelo Governo Federal.

 

Em todo o Brasil, apenas 35 projetos realizados pela Sociedade Civil Organizada foram aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente; destes, somente 9 projetos em toda a Região Sul foram selecionados; e no Paraná o Projeto Apiaba é o único dentro do segmento a receber a homologação do ‪Ministério.

 

Atualmente o projeto é coordenado por: Jhony de Oliveira Lima, Nathyeli Moreira Niza, Cristiane da Silva Silvestre, Josislaine Martines, Jean Carlos dos Santos da Luz, Gessi Juliene Caetano, Elis Regina Mestre e Bruna Davantel. O projeto possui uma página no Facebook onde divulga suas atividades: www.facebook.com/Apiaba.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Araruna

 Galeria de Fotos

 Veja Também