?rvores

Alunos realizam plantio de ?rvores em Araruna

Quarta-feira, 02 de outubro de 2013

Visualizada: 208 vezes


Ouvir matéria

Alunos do 4º e 5° ano das Escolas Municipais, Professora Abgail de Oliveira Guimarães e Professor Mário Miguez de Mello Filho, realizaram na sexta-feira, em Araruna, plantio de árvores pela cidade. A atividade, em comemoração ao Dia da Árvore, comemorado ontem, foi acompanhada pelo Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente do município.

As atividades foram desenvolvidas pelas professoras Maria Lucia Molina Oliveira e Claudete Terezinha de Matos Bandeira e teve o acompanhamento da Emater. As mudas nativas, cerca de 33, foram plantadas no jardim Esperança. No local, serão retiradas algumas árvores que estão fora dos padrões atuais requeridos por lei.

O dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965. Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades. O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo.

Fonte: tribuna.com.br

 Galeria de Fotos

 Veja Também